Por que as Newsletters viraram uma das grandes apostas da comunicação em 2022?

Redação Ecomunica

18 Fevereiro 2022
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Dizer que as newsletters são “a aposta” para 2022 soa até engraçado. Afinal, receber uma comunicação por e-mail é coisa do século passado, né?  Nesse grande revival dos anos 90 e 2000, as newsletters estão ganhando cada vez mais popularidade e voltando a ser um meio forte entre marcas e consumidores, ajudando as marcas a contar suas histórias e reforçar seus posicionamentos.

Os motivos para esse retorno são muitos. Entre eles, está a tendência ao slow content, movimento que preza por qualidade em vez de quantidade de conteúdo, com mais curadoria e aprofundamento - algo que nos salve da enxurrada de informações, sabe? Outro motivo seria, justamente, para fugir da dependência do algoritmo das redes sociais, que não permite previsibilidade de entrega, obriga a ter frequência pré-determinada, limita a liberdade criativa e ainda faz com que não sejamos donos da base de seguidores. Além disso, estudos mostram que a taxa de conversão de uma boa newsletter é três vezes maior do que as redes sociais.

O destaque para essa ferramenta de comunicação via email ganhou muito destaque também porque, em 2021, houve uma “plataformização” das newsletters, que agora tendem a crescer em número e relevância. Basta ver como o mercado está aquecidíssimo.

Muito desse “hype” tem a ver com o Substack, startup dos EUA fundada em 2017, para dar “um futuro melhor ao noticiário”. A sacada deles é o modelo de negócio: em vez de cobrar de acordo com o número de assinantes e quantidade de disparos, eles oferecem um serviço gratuito e sem limitações ao dono da newsletter, até que ele passe a cobrar seus leitores. Só então é que a startup ganha comissão pelas assinaturas. Logo, a plataforma ganhou nomes de peso entre seus usuários. E o sucesso foi tanto que o Substack começou 2021 com quase 500 mil assinantes pagos e terminou com nada menos que 1 milhão.

Seguindo a onda, em janeiro passado, a Forbes anunciou sua própria plataforma de newsletters. Em fevereiro, o Twitter comprou a plataforma Revue e integrou as notícias por email aos tweets. Ainda em fevereiro, o Hubspot comprou a newsletter The Hustle. Em junho, a Meta (ex-Facebook) lançou a Bulletin, que ainda está meio tímida. No fim do ano passado, teve também o lançamento do apresentador Tiago Leifert, da cantora Dua Lipa (a Service95 compartilha a curadoria de experiências, marcas, lugares e pessoas da cantora) e o alcance de quase 1 milhão de assinantes da newsletter brasileira The News, que seguiu os passos e a estratégia da norte-americana Morning Brew (sobre o mundo dos Negócios e Tecnologia), que, hoje, já expandiu o portfólio para podcasts, vídeos e eventos.

A comunicação integrada às newsletters

Em qual parte da sua estratégia de comunicação as newsletters têm aparecido? Nesse ponto, é primordial que você não confunda newsletter com e-mails promocionais.

As newsletters são e-mails relacionais, ou seja, elas visam construir um relacionamento, sem o intuito de promover uma compra direta e aumentar a conexão entre a marca e o consumidor. Enquanto os e-mails promocionais têm como foco promover alguma coisa, seja produto ou serviço. Então, nada de ficar fazendo muito merchan no meio da news, ok?

Uma boa newsletter é formada de conteúdo, de assuntos quentes ou temas que tenham a ver com a marca, mas não necessariamente com vendas. O primeiro pensamento deve ser sempre: porque, afinal, o seguidor ou cliente da marca assinaria esses comunicados periódicos? Qual a vantagem de alguém ter mais um e-mail na caixa? O conteúdo ali tem que valer a pena…

O segredo está em ser autoridade em algum assunto (ou nicho) e pensar em agregar informações úteis aos assinantes. Muitas boas news fazem a curadoria de notícias sobre um tema e refletem sobre elas. Outras, trazem dicas de alguma coisa relacionada ao universo da marca. Há quem faça entrevistas com especialistas e por aí vai…

Seja com um cunho mais institucional ou focado na curadoria de um assunto é fato que as news são hoje parte importante de uma estratégia de inbound.

E aí? Você ou sua marca já têm uma newsletter pra chamar de sua?

Aliás, aqui na Ecomunica, também temos uma news, sabia? Ela chega nas caixas de e-mails com uma curadoria dos conteúdos mais relevantes que nossa equipe leu nos últimos 15 dias e reflexões sobre as transformações do mundo e do nosso mercado.

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