• Home
  • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • Nossos Diferenciais
    • Nossos Compromissos
  • Manifesto
  • Soluções
  • Cases
    • Deezer
    • Courchevel
    • USC
    • Sodexo
    • Le Havre
    • Green Eletron
  • Blog
  • Contato

Por que as Newsletters viraram uma das grandes apostas da comunicação em 2022?

ecomunica
18 fevereiro 2022

  1. Home
  2. Blog
  3. Por que as Newsletters viraram uma das grandes apostas da comunicação em 2022?

Dizer que as newsletters são “a aposta” para 2022 soa até engraçado. Afinal, receber uma comunicação por e-mail é coisa do século passado, né?  Nesse grande revival dos anos 90 e 2000, as newsletters estão ganhando cada vez mais popularidade e voltando a ser um meio forte entre marcas e consumidores, ajudando as marcas a contar suas histórias e reforçar seus posicionamentos.

Os motivos para esse retorno são muitos. Entre eles, está a tendência ao slow content, movimento que preza por qualidade em vez de quantidade de conteúdo, com mais curadoria e aprofundamento – algo que nos salve da enxurrada de informações, sabe? Outro motivo seria, justamente, para fugir da dependência do algoritmo das redes sociais, que não permite previsibilidade de entrega, obriga a ter frequência pré-determinada, limita a liberdade criativa e ainda faz com que não sejamos donos da base de seguidores. Além disso, estudos mostram que a taxa de conversão de uma boa newsletter é três vezes maior do que as redes sociais.

O destaque para essa ferramenta de comunicação via email ganhou muito destaque também porque, em 2021, houve uma “plataformização” das newsletters, que agora tendem a crescer em número e relevância. Basta ver como o mercado está aquecidíssimo.

Muito desse “hype” tem a ver com o Substack, startup dos EUA fundada em 2017, para dar “um futuro melhor ao noticiário”. A sacada deles é o modelo de negócio: em vez de cobrar de acordo com o número de assinantes e quantidade de disparos, eles oferecem um serviço gratuito e sem limitações ao dono da newsletter, até que ele passe a cobrar seus leitores. Só então é que a startup ganha comissão pelas assinaturas. Logo, a plataforma ganhou nomes de peso entre seus usuários. E o sucesso foi tanto que o Substack começou 2021 com quase 500 mil assinantes pagos e terminou com nada menos que 1 milhão.

Seguindo a onda, em janeiro passado, a Forbes anunciou sua própria plataforma de newsletters. Em fevereiro, o Twitter comprou a plataforma Revue e integrou as notícias por email aos tweets. Ainda em fevereiro, o Hubspot comprou a newsletter The Hustle. Em junho, a Meta (ex-Facebook) lançou a Bulletin, que ainda está meio tímida. No fim do ano passado, teve também o lançamento do apresentador Tiago Leifert, da cantora Dua Lipa (a Service95 compartilha a curadoria de experiências, marcas, lugares e pessoas da cantora) e o alcance de quase 1 milhão de assinantes da newsletter brasileira The News, que seguiu os passos e a estratégia da norte-americana Morning Brew (sobre o mundo dos Negócios e Tecnologia), que, hoje, já expandiu o portfólio para podcasts, vídeos e eventos.

A comunicação integrada às newsletters

Em qual parte da sua estratégia de comunicação as newsletters têm aparecido? Nesse ponto, é primordial que você não confunda newsletter com e-mails promocionais.

As newsletters são e-mails relacionais, ou seja, elas visam construir um relacionamento, sem o intuito de promover uma compra direta e aumentar a conexão entre a marca e o consumidor. Enquanto os e-mails promocionais têm como foco promover alguma coisa, seja produto ou serviço. Então, nada de ficar fazendo muito merchan no meio da news, ok?

Uma boa newsletter é formada de conteúdo, de assuntos quentes ou temas que tenham a ver com a marca, mas não necessariamente com vendas. O primeiro pensamento deve ser sempre: porque, afinal, o seguidor ou cliente da marca assinaria esses comunicados periódicos? Qual a vantagem de alguém ter mais um e-mail na caixa? O conteúdo ali tem que valer a pena…

O segredo está em ser autoridade em algum assunto (ou nicho) e pensar em agregar informações úteis aos assinantes. Muitas boas news fazem a curadoria de notícias sobre um tema e refletem sobre elas. Outras, trazem dicas de alguma coisa relacionada ao universo da marca. Há quem faça entrevistas com especialistas e por aí vai…

Seja com um cunho mais institucional ou focado na curadoria de um assunto é fato que as news são hoje parte importante de uma estratégia de inbound.

E aí? Você ou sua marca já têm uma newsletter pra chamar de sua?

Aliás, aqui na Ecomunica, também temos uma news, sabia? Ela chega nas caixas de e-mails com uma curadoria dos conteúdos mais relevantes que nossa equipe leu nos últimos 15 dias e reflexões sobre as transformações do mundo e do nosso mercado.

Se você ainda não recebe a nossa news, cadastre-se aqui no nosso site.

Tags:

Inbound MarketingMarcasTendências
COMPARTILHE

Confira também:

Madonna Made in Brazil – ou a estratégia de milhõesMadonna Made in Brazil – ou a estratégia de milhões
Sem começo nem fim: o que a Gen Z só confirmou sobre a jornada do consumidor?Sem começo nem fim: o que a Gen Z só confirmou sobre a jornada do consumidor?
Livramentos para 2024: o que a comunicação precisa deixar para trás?Livramentos para 2024: o que a comunicação precisa deixar para trás?
O que você procura?
  • Home
  • Quem Somos
  • Manifesto
  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Contato
  • Política de Privacidade
Receba
novidades

Somos um time multidisciplinar e intergeracional que acredita no poder transformador da comunicação integrada e fluída. Somos inquietos, comprometidos, transparentes e colaborativos. Para nós, a qualidade gera quantidade e a autenticidade é um dos principais caminhos para a relevância. Aqui a gente acredita que diversidade, inovação e disrupção andam juntas.

Copyright © Ecomunica | 2025 - Todos direitos reservados.