3 motivos para assinantes cancelarem sua newsletter

Redação Ecomunica

27 Abril 2022
0 Comentários

Uma das grandes apostas da comunicação para 2022, as newsletters são um canal de construção de relacionamento entre as marcas e seus consumidores. Mas também precisamos falar sobre o outro lado da moeda: o cancelamento de assinatura.


A gente sabe que, para fazer uma comunicação verdadeiramente integrada, é essencial estimular o interesse e a troca dentro de todos os canais da marca. Em tempos em que slow content, conceito que propõe a priorização da qualidade do conteúdo em vez da quantidade de posts e da velocidade de produção, tem sido cada vez mais tendência, as newsletters são ótimos exemplos para incluir nas estratégias e trazer o público para perto, priorizando contar histórias poderosas em vez de arremessar grandes levas de conteúdo irrelevante. 


No entanto, no extremo oposto da fidelização e conversão de clientes, há o cancelamento da assinatura. Simples assim, seu contato perde o interesse na conversa, na troca com a sua marca e clica naquele temido botão do rodapé, saindo do seu mailing.

Mas afinal, o que leva ao cancelamento de uma newsletter?

Calma, nem tudo está perdido. Nesse momento, você tem a oportunidade de entender melhor o comportamento da sua base e o perfil dos usuários que, de fato, interagem com o seu conteúdo. E compreender os motivos que podem levar seus contatos ao cancelamento da sua newsletter é muito importante, pois assim você poderá repensar a forma como tem entregado as suas mensagens e reduzir a taxa de unsubscribe, inglês para descadastramento.


Com base na nossa experiência, listamos três razões que consideramos principais para iniciar uma análise e traçar uma nova rota. Confira: 

  • Conteúdo velho, repetitivo ou irrelevante

Da mesma forma que o leitor decide assinar uma newsletter pelo conteúdo, é por esse mesmo motivo que ele pode abrir mão de recebê-la.

O que a sua rede de contatos, em especial os seus clientes, gostaria de receber? E quanto àqueles que autorizam o envio de email marketing por uma razão específica e, depois, perdem o interesse no seu negócio? É preciso ir além e traçar estratégias de inbound com potencial de encantar novamente essas pessoas, trazendo novidades, reflexões e soluções.

No nosso caso, que oferecemos uma curadoria de assuntos sobre o mercado da Comunicação e o universo das marcas, entendemos que timing é tudo. Atenção: não estamos falando sobre ineditismo. Claro que as pessoas já podem ter visto os assuntos que trazemos, mas o que buscamos é proporcionar um novo olhar sobre o tema e conectado aos interesses da nossa base e à nossa especialidade.

  • Frequência de envio

Esta é a principal razão que leva ao cancelamento de assinaturas de newsletters e deve ser olhada de perto ao definir a estratégia. 

Diariamente, milhares de pessoas recebem uma quantidade excessiva de emails marketing, e você certamente não vai querer que a sua newsletter seja vista como um conteúdo indesejado. Da mesma forma, envios pouco constantes podem levar a sua marca ao ostracismo, fazendo com que seu contato a esqueça.

Por isso, é fundamental entender a melhor frequência para o envio das suas news. E como definir isso?  Esteja atento ao comportamento da sua base. Comece testando e monitore os resultados a cada passo. A nossa newsletter, por exemplo, é quinzenal. Fora isso, nossos comunicados são bem planejados para não sobrecarregar a caixa de entrada de nossos clientes e seguidores com informações em excesso.

  • Mudanças de hábito dos leitores

Quanto a isso, há pouco o que se fazer. Faz parte do ser humano, dentro de suas experiências, mudar seus hábitos de consumo - e isso inclui também a maneira de se informar.

Essa situação é difícil de reverter, pois se trata de um fator externo. Mas caso isso aconteça, use esse momento ao seu favor: adicione uma etapa no descadastramento de sua newsletter, perguntando ao usuário o motivo que o leva a sair do seu precioso mailing. Esse tipo de resposta vai servir como guia para otimizar suas estratégias.

E agora? O que fazer com essas informações?

Esses pontos servem para fazer uma pausa, respirar fundo e repensar o direcionamento de esforços em termos de investimento e estruturação de campanhas. 

Dar um passo pra trás e analisar o histórico dos cadastros encerrados é muito importante. Como esses usuários interagiam com as suas comunicações? Eles liam? Clicavam nos links ou não? Caso todas as respostas sejam negativas, você terá um sinal claro como a luz do sol: não estava funcionando e sim, gerando insatisfação.

É óbvio que ninguém quer ter que lidar com o cancelamento de newsletters, mas é preciso garantir que esse processo seja prático, sem dificuldades. A partir desse percalço, surgirão grandes oportunidades de aprendizado para que você e seu time criem conversas cada vez mais honestas e ricas com seu público. 

Dito isso, te fazemos um convite: assine nossa newsletter e fique por dentro das principais tendências de comunicação. Acompanhe a curadoria que fazemos quinzenalmente sobre os temas do momento e que impactam os universos das marcas. 

Cadastre-se aqui e venha debater com a gente!
Redação Ecomunica

Somos um time multidisciplinar e intergeracional que acredita no poder transformador da comunicação integrada e fluída. Somos inquietos, comprometidos, transparentes e colaborativos. Para nós, a qualidade gera quantidade e a autenticidade é um dos principais caminhos para a relevância.

Posts recentes