Que tal repensar o Media Training?

Redação Ecomunica

13 Fevereiro 2023
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Sabe aquela definição de que Media Training é uma estratégia de preparação para que porta-vozes de empresas concedam entrevistas a veículos de comunicação? Bem, digamos que esse conceito atualmente está um pouco incompleto. Isso porque a tendência tem sido, cada vez mais, preparar líderes para obter bons resultados também nas redes sociais, de forma que se tornem influenciadores, criadores de conteúdo e referências em determinados assuntos, numa estratégia chamada “Thought Leadership”, que explicamos recentemente aqui no blog.

Assim, as agências de PR têm hoje dois grandes desafios: fazer a escolha certa de porta-voz e construir a confiança necessária para que essas lideranças consigam desempenhar uma comunicação de qualidade, sem deixar nada passar despercebido e também não cometer gafes - fato que pode acontecer tanto em entrevistas quanto nas redes

A escolha dos porta-vozes

Pra começo de conversa, os porta-vozes de uma empresa representam os valores e objetivos da companhia, principalmente em momentos estratégicos ou de crise.

Por isso, a escolha desse perfil profissional é um dos pontos essenciais para obter sucesso na hora de humanizar a marca. E, ainda que muitos porta-vozes sejam o(a) CEO, o(a) fundador(a), ou “a” pessoa que personifica a marca, isso não é uma regra. Na verdade, às vezes há porta-vozes que nem fazem parte da alta gestão da empresa.

O importante mesmo é achar profissionais que sejam experts em suas áreas, alinhados com a cultura da organização, que lidem bem com as câmeras e tenham segurança na hora de falar com a imprensa, por exemplo. 

Para isso, vale a pena responder os seguintes questionamentos:

  • Essa pessoa tem credibilidade e boa reputação no mercado?
  • Carrega o espírito da marca?
  • Tem propriedade técnica para falar, ou profundo conhecimento sobre o negócio ou segmento?
  • Tem capacidade analítica?
  • Tem boa dicção e fala com objetividade e coesão?
  • Tem inteligência emocional e habilidades de comunicação interpessoal?
  • Tem carisma?

Todas essas perguntas são importantes, afinal, a escolha dessa voz faz parte de um planejamento estratégico para a construção de um perfil que será autoridade em temáticas de seu respectivo nicho, que vão conquistar e consolidar ainda mais a reputação da marca.

Qual o cenário hoje?

Como tudo no mercado tende a mudar, a forma como se enxerga o Media Training também tem sido repensada, justamente por que o mundo da comunicação e todo o ecossistema de canais também evoluiu. Então, se antes a proposta dessa estratégia tendia a um rumo mais formal, centralizando a função de porta-voz apenas para as grandes lideranças da empresa, escolhendo canais de comunicação mais tradicionais, hoje, no cenário do chamado Media Training 4.0 conta com muitas outras plataformas, como podcasts, Twitter Spaces, lives etc.

E a informalidade dessas novas mídias e plataformas trazem o desafio de preparar porta-vozes que consigam dialogar com o público e saibam se conter em determinadas situações, mesmo que o papo esteja muito fluido e casual. Com tudo isso, dá para entender por que  a estratégia não pode ser deixada de lado e cada escolha precisa ser bem pensada, não é mesmo?

E quais são os benefícios?

Apesar de as empresas contarem com profissionais extremamente qualificados para suas respectivas funções, nem sempre essas atividades estão ligadas à Comunicação. Entender que existem limitações no que e como comunicar é muito importante, afinal, muitas crises podem ser evitadas ou mitigadas quando se tem um bom treinamento.

O Media Training vem para garantir alguns benefícios para quem vai interagir com canais de comunicação, como a organização do discurso, o controle emocional e até mesmo no posicionamento da marca. É por isso que aqui na Ecomunica contemplamos essa ferramenta dentro de um planejamento de Comunicação Integrada para as marcas, traçando bem as metas que precisamos alcançar.

Além de escolher esse porta-voz, entendemos que o discurso precisa estar alinhado com os valores da marca ou empresa e que sejam condizentes com a cultura vivida pelos colaboradores, ou seja, com a realidade interna.

Coerência de marca?

Esse alinhamento de discurso tem muito a ver com coerência de marca. 

No passado, fatos apenas se tornavam públicos quando eram publicados pela imprensa. Dessa forma, era possível ensaiar entrevistas e discursos. Hoje, porém, marcas e porta-vozes estão online 100% do tempo. A pessoa escolhida para ser porta-voz precisa entender sua responsabilidade e aceitar que suas redes sociais privadas (e até conversas de WhatsApp) podem se tornar públicas - e, muitas vezes, causar crises de imagem para as marcas as quais representam. A reputação do porta-voz está intrinsecamente ligada à da empresa.

Por exemplo, um porta-voz de uma marca vegana não poderia expressar indiferença ao desmatamento. Uma marca que trabalha com o público LGBTI+ não pode ter como representante um homem heterossexual que reforce piadinhas contra esse grupo minorizado. Uma empresa que prega diversidade e igualdade racial não pode ter um porta-voz que se coloque contra vagas afirmativas em seu LinkedIn…

Etapas do media training

Depois de escolher as pessoas que serão porta-vozes e garantir coerência de discurso em toda e qualquer publicação que essa pessoa faça, pode-se tomar algumas atitudes, como:

  • Discutir previamente o posicionamento da marca diante de assuntos polêmicos, como desigualdade, inclusão e diversidade, feminismo, ambientalismo etc;
  • Prever perguntas que o público ou a imprensa possam fazer e elaborar posicionamentos condizentes com a marca;
  • Definir editorias de conteúdo para as redes dos porta-vozes: sobre o que esse porta-voz fala? De que forma deve-se abordar esses assuntos?;
  • Prever um calendário de momentos do ano ou acontecimentos de negócio em que holofotes poderão estar sobre o porta-voz;
  • Praticar a oratória e fazer testes em vídeo
  • Prevenir o porta-voz em relação a entrevistas em ambientes muito informais, como podcasts e canais de YouTube, nos quais o convidado se sente confortável demais e pode acabar falando mais do que deveria.

Com essas estratégias, o trabalho de Media Training tem ficado cada dia mais sofisticado e precisa ser conduzido por profissionais experientes no mercado de Comunicação e também antenados com a linguagem das novas mídias.

Se você e sua empresa estão com dificuldades e querem um help nessa área, não deixem de nos procurar. Nós, juntos com vocês, traçaremos o planejamento perfeito para a sua marca.

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