Thought Leadership: que tal usar a influência dos líderes para construir marcas?

Redação Ecomunica

18 Janeiro 2023
0 Comentários

Considerado uma das principais ferramentas para construção de reputação institucional das marcas, o LinkedIn tem se tornado uma das maiores vitrines para que as marcas se comuniquem com seus públicos - mas apenas por meio das páginas empresariais. De uns tempos para cá, dirigentes das maiores empresas do mundo estão percebendo que usar seus perfis pessoais para criar conteúdo é um baita trunfo.

Uma pesquisa feita pela HootSuite mostrou que empresas com lideranças ativas na internet são 23% melhor percebidas, e três a cada quatro consumidores afirmaram que ter um(a) CEO “influenciador(a)” torna a marca mais confiável. Outro estudo aponta que conteúdos postados por colaboradores da empresa têm 561% mais alcance do que o dos canais oficiais da marca. E quem nunca sonhou em ser uma referência em um determinado assunto que atire a primeira pedra, não é mesmo?

A estratégia tem sido chamada de Thought Leadership, que em portugês seria algo como “Liderança de Pensamento”, ou “Liderança Temática”. Ela ocorre quando um(a) profissional compartilha conteúdo, sempre informativo e opinativo, demonstrando que é expert em determinada área, nicho ou tema. É uma estratégia muito usada no marketing digital, nas redes sociais, em Lives, webnários, mas também funciona em palestras, cursos e produção de artigos, por exemplo.

Dessa forma, a pessoa constrói sua reputação e fortalece a marca pessoal, com relevância e autoridade, já que iniciam conversas e reflexões com a audiência e compartilham informações úteis que ajudam os seguidores a entender ou se aprofundar em determinado tema. E, de quebra, toda essa boa reputação acaba transferida para a empresa na qual o(a) Thought Leader trabalha. É a tal “humanização da marca”, beneficiando e aproximando a empresa do seu público final.

Mas isso é novidade?

A expressão Thought Leadership pode até ser nova, mas a gente aqui na Ecomunica já usa essa estratégia desde quando tudo era mato nas redes sociais. Isso porque trabalhar a reputação de porta-vozes das empresas é uma das atribuições de Relações Públicas. Por meio do Media Training, nosso papel sempre foi preparar pessoas em cargos executivos e colaboradores das companhias para que sejam reconhecidos como autoridades em seus mercados, aptos a dar entrevistas à imprensa, a escrever artigos, ou mesmo participar de eventos e palestras.

A liderança nas redes sociais vem acompanhando a evolução desse trabalho. Porém, essa corrida para as redes se intensificou sobremaneira após a pandemia de Covid-19, quando eventos e encontros presenciais foram cancelados, e o meio digital se tornou o campo principal de networking e construção de reputação.

Hoje, além de todo o trabalho de Media Training e preparação de porta-vozes das organizações, também atuamos junto às marcas no planejamento e criação de conteúdo estratégico para as redes pessoais dos(as) executivos(as) - um conteúdo que seja autêntico, que tenha o tom de voz característico daquela pessoa, que se relacione com os valores da marca  e, no fim, proporcione uma verdadeira conversa com o público.

Será que o Thought Leadership é para todo mundo?

Muitos Thought Leaders são o(a) próprio(a) CEO ou o(a) fundador(a) da empresa, ou então aquela pessoa que é “a” personificação da marca. Mas essa não é a única regra. Há empresas com mais de um porta-voz nas redes - que nem sempre fazem parte da alta liderança. Mas uma coisa é certa: essas pessoas precisam ser experts em suas áreas.

O movimento de encontrar esse profissional precisa ser feito estrategicamente e, para isso, muitas vezes é preciso envolver técnicas de Media Training, para que o(a) profissional se saia bem em determinadas situações. Essa pessoa que vai agir como interlocutora da organização deve apresentar segurança sobre o assunto na hora de falar, além de estar alinhada com a cultura da empresa, saber qual o tom de voz da marca e quais são os territórios de conteúdo que pode explorar.

Também é preciso orientá-la sobre quais assuntos são sensíveis (ou mesmo proibidos) de postar e, principalmente, sobre como deve ser a interação com os seguidores. Isso porque, nas redes, estamos todos sujeitos a momentos sensíveis, críticas e até discurso de ódio dos chamados haters. 

Caso essa escolha e preparo não sejam feitos de forma cuidadosa, o fato de ter um porta-voz inadequado pode ser um tiro no pé, acarretando uma crise de imagem que precisará ser gerida por profissionais de comunicação competentes, para que eventuais danos à reputação da marca sejam mitigados.

E onde podemos explorar?

Nos últimos anos, o LinkedIn se tornou terreno fértil para isso. É dentro dessa rede que líderes de grandes companhias estão explorando ao máximo a oportunidade de falar diretamente com o seu público e também com outras lideranças, trazendo seus apontamentos sobre governança, insights e tendências de mercado. 

Esse movimento tem se tornado cada vez mais presente, tanto que a plataforma faz uma curadoria permanente de perfis para conceder a chancela de “Top  Voice LinkedIn” - escolha feita a partir do volume de conteúdo, constância e engajamento dos posts.

E, como a influência digital tem se transformado numa das “soft skills” mais requisitadas para executivos e executivas das companhias, o Instagram e o TikTok também têm atraído CEOs de grandes corporações. No caso destas plataformas, os(as) Thought Leaders compartilham não apenas informações sobre o nicho, novidades sobre as organizações e valores da marca, mas  também a rotina no escritório, momentos com família e amigos e dicas e inspirações sobre suas trajetórias profissionais.

E para além das redes sociais, há uma infinidade de canais que porta-vozes das marcas podem explorar, como por exemplo podcasts, eventos e veículos que conversem com o seu nicho e potencializam a sua imagem como autoridade em determinada temática. 

Se você pretende usar essa estratégia para a sua marca em qualquer uma das redes, saiba que pode contar com a gente. Basta clicar aqui.

E para ficar por dentro das principais tendências de comunicação e como os acontecimentos da atualidade impactam as empresas e marcas, vale a pena se inscrever na nossa newsletter mensal. 

Tendência para o futuro da comunicação

A Thought Leadership é uma das 15 tendências de Comunicação Integrada que nossa curadoria selecionou para o e-book "Tendências de Comunicação Integrada para 2023". Baixe agora o e-book e descubra de que modo as novas tecnologias, mudanças em metodologias já conhecidas e nas redes sociais vão impactar a forma como nos comunicamos.

Esperamos que esse material nos ajude - você, sua marca e o nosso time - a construir as bases da Comunicação dos próximos anos.

Redação Ecomunica

Somos um time multidisciplinar e intergeracional que acredita no poder transformador da comunicação integrada e fluída. Somos inquietos, comprometidos, transparentes e colaborativos. Para nós, a qualidade gera quantidade e a autenticidade é um dos principais caminhos para a relevância.

Posts recentes